Porque este website vai cair até 04/03/2017

Resumindo…

por se ter tornado num projeto grande demais para uma só pessoa o manter, e por ter um custo anual de 40 euros.

A versão mais longa…

Após 6 anos de traduções e publicações voluntárias na Internet, com a motivação de enriquecer os motores de busca com resultados que contribuam para melhorar as vidas das pessoas, encontrei esta inspiradora iniciativa, também voluntária, NutritionFacts.org (NF) e soube logo que seriam os próximos conteúdos a que me iria dedicar a traduzir e publicar.

Hoje a NF já tem uma meia dúzia ou mais de traduções nos seus vídeos no momento em que são publicados, incluindo Português do Brasil em muitos deles. Mas só quem já conhece esta iniciativa na língua inglesa saberá que alguns vídeos se encontram com legendas em Português, o que não se compara com o número de pessoas que encontram esta preciosa informação sobre nutrição por estar publicada num website, canal youtube e página facebook em Português, com títulos em Português, endereços url (links) em Português, o que se revela nos motores de busca. Até recentemente mantinha publicações regulares também nos websites aquecimentoglobal.info e focoempatico.net.

Contudo, manter toda esta estrutura, para além de rever as traduções em Português do Brasil ou fazê-las do zero em Português de Portugal para que saiam com mais qualidade, tornou-se uma tarefa de mais horas do que as que gostaria de dedicar a este projeto (uma média de 6 horas por cada conteúdo publicado, sem contar com a manutenção das plataformas website+youtube+facebook). Calculo que um mínimo de 3 pessoas poderiam manter uma regularidade de publicações sem sentirem o peso da tarefa, imaginando uma distribuição tipo: uma pessoa responsável pelas publicações e manutenção do website, uma pessoa com as publicações no canal youtube + página facebook, e uma pessoa com a tarefa de tradução e legendagem. Não faço ideia como atrair ou encontrar quem gostasse de se dedicar a uma qualquer destas tarefas, com a motivação de enriquecer a Internet com informação que pode mudar a cultura de doença crónica e de dependência da indústria farmacêutica a qual constitui 15 das 16 principais causas de morte do mundo. Um puzzle que nunca consegui resolver.

Outro ponto que está a pesar esta decisão de não manter as publicações e o website é o custo do domínio (nutricao-em-fatos.org) e de alojamento dos conteúdos na Internet. Enquanto que o youtube e facebook são grátis, o domínio do website custa 13 euros e o alojamento dos conteúdos mais 25 euros. Isto faz uma anuidade, com custos administrativos, de 40 euros. Uma bagatela. Mas para quem não tem trabalho nem rendimento mensal, como eu, pesa quando a conta chega ‘a casa’ (ao email).

E então o que vai acontecer aos conteúdos do website, youtube e facebook?

Vou procurar arrumá-los num blogue wordpress.com, uma plataforma dedicada a blogues, que é gratuita mas não facilita de igual modo que os internautas que pesquisam sobre nutrição a encontrem nos motores de busca. O canal youtube e a página facebook continuarão onde estão mas o número de visitas decairá regularmente por se tornarem canais ‘fantasma’. (O mesmo acontecerá com as iniciativas aquecimentoglobal.info e focoempatico.net).

Se alguma das pessoas que tenha chegado a esta página tiver um mínimo de motivação para se dedicar a contribuir para manter uma qualquer destas iniciativas – Nutrição em Factos, AquecimentoGlobal.info ou Foco Empático – seja monetariamente ou com uma qualquer das tarefas de manutenção das publicações regulares ou das plataformas em si, não hesite em contactar-me nomadalti@gmail.com. Gosto muito do que tenho feito até agora e agrada-me a ideia de continuá-lo com a colaboração de mais pessoas.