Qual a Ingestão Ideal de Vitamina C?

Experimentos que mostram quanta vitamina C o nosso corpo absorve e excreta podem dar-nos uma noção de quanta fruta e vegetais ricos em vitamina C devíamos comer por dia.

Se ainda não o fizeram, podem subscrever aos novos vídeos aqui

Notas do Dr. Michael Greger

Os médicos conseguem contornar as barreiras naturais do corpo ao excesso de vitamina C ao gotejarem níveis elevados diretamente na corrente sanguínea de pacientes com cancro. Será isto boa ideia? Vejam:

E quanto a outros suplementos comuns? Vejam, por exemplo:

Tem uma questão para o Dr. Greger sobre este vídeo? Deixe-a na secção de comentários do original What is the Optimal Vitamin C intake? e ele procurará responder-lhe!

Fontes citadas
Desenrole a Transcrição aqui

Qual a Ingestão Ideal de Vitamina C?

Por muitos anos, a IDR, a ingestão diária recomendada de vitaminas, era apenas baseada na prevenção de deficiências, com uma margem de segurança. Mas a quantidade mínima de vitamina C, por exemplo, necessária para se evitar o escorbuto não é necessariamente a ingestão ideal para uma saúde ideal. Então, qual deve ser a ingestão ideal de vitamina C? Vamos perguntar ao corpo. Como podemos fazer isso? Ao ver o quanto o corpo absorve e excreta.
Se você tomar 15 mg de vitamina C, que é o que você consumiria com cerca de um quarto de uma laranja, o seu corpo absorve quase 90%. Mas se você tomar um suplemento contendo 1.250 mg, o seu corpo parece perceber que é demais, e assim bloqueia a absorção ao nível do revestimento intestinal, e você acaba absorvendo menos da metade. Então, fazendo experimentos onde se aumenta lentamente a ingestão pode-se ver quando o corpo começa a dizer, OK, isso é o suficiente, e esse nível de ingestão ideal parece ser cerca de 200 mg por dia.
Quando se consome até 200 por dia o corpo absorve tudo, mas acima disso o corpo tenta bloquear a absorção, sugerindo que os nossos mecanismos de transporte intestinal de vitamina C evoluíram para absorver completamente até cerca de 200 mg de vitamina C por dia. Além disso, a vitamina C é reabsorvida nos rins para a nossa corrente sanguínea para manter os nossos níveis sanguíneos de vitamina C em torno de 70 ou 80 micromoles por litro. Isso é a região sombreada ali, que é o que se alcança com uma ingestão de vitamina C de cerca de 200 mg por dia. Assim, mesmo que você tome 10 vezes mais suplementos de vitamina C, tipo 2000 mg por dia, o seu corpo simplesmente vai eliminá-los no xixi e cocó para manter os seus níveis sanguíneos nesse intervalo estreito.
Então, com base neste tipo de dados, pode-se propor que 200 mg é a dose diária ideal de vitamina C. Pode-se confirmar usando dados de doenças. A que ingestão diária de vitamina C existe o menor risco de AVC, por exemplo? Aparentemente, cerca de 200 mg por dia. Enquanto a ingestão de vitamina C na dieta foi associada com menor risco de AVC, os suplementos de vitamina C não foram, o que é consistente com o corpo geral de evidências mostrando que os suplementos antioxidantes em geral não parecem proteger contra ataques cardíacos ou acidentes vasculares cerebrais.
Mas esperem… Pode-se obter um consumo de 200 mg por dia sem tomar suplementos? Sem problemas. Porções individuais de frutas e vegetais podem ter cerca de 50 mg cada, então umas míseras 5 porções de frutas e vegetais por dia poderiam levá-lo a níveis sanguíneos ideais. Nutrição em Factos, a mais recente pesquisa em nutrição. Publicações em Português em Nutricao-em-Fatos.orgRecolher Transcrição

Imagem graças a Frank Lindecke via Flickr. As imagens foram alteradas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *