Serão os OGMs Seguros? O Caso da Soja Transgénica Roundup Ready.

A soja transgénica tem níveis de resíduos de pesticidas significativamente mais elevados do que a soja biológica (orgânica) e a soja convencional não OGM.

Notas do Dr. Michael Greger

Não percas os próximos dois vídeos desta série: Será o Glifosato do Pesticida Roundup da Monsanto Seguro? e Soja Transgénica e Cancro da Mama (Para não os perderes, podes subscrever às novas publicações aqui).

E quanto ao outro componente OGM da ração animal, o milho BT? Vejam o último vídeo Serão os OGMs Seguros? O Caso do Milho BT.

Porque subsídiamos mais a ração animal do que frutos e vegetais? Vejam o vídeo Taxpayer Subsidies for Unhealthy Foods.

Se ainda não o fizeram, podem subscrever aos novos vídeos aqui.

Fontes citadas
Desenrole a Transcrição aqui

Serão os Transgénicos seguros? O Caso da Soja Transgénica Roundup Ready

“Há um debate quanto à ameaça direta de genes inseridos em culturas de transgénicos, uma vez que podem não ser detetáveis no corpo humano. Mas o verdadeiro perigo pode vir de pesticidas associados aos alimentos geneticamente modificados. Biotecnologia de sementes geneticamente modificadas tipicamente não tem sido utilizada para aumentar o rendimento das colheitas, nutrição, ou a tolerância à seca, mas em vez disso para o lucro com produtos ​​resistentes a pesticidas. 80% das culturas transgénicas são planeadas apenas para a resistência a pesticidas. Não é surpreendente, dado que as top 5 empresas de biotecnologia são indústrias químicas que fabricam pesticidas. Isso permite aos agricultores pulverizarem herbicidas diretamente sobre as culturas, levantando a possibilidade teórica de que o nível de resíduos de herbicida em alimentos que compramos no supermercado pode ter aumentado. Ou pelo menos era teórica, até agora. A Soja Roundup-ready da Monsanto são o # 1 das culturas GM, geneticamente modificada para ser resistente ao herbicida Roundup – também vendido pela Monsanto – permitindo aos agricultores pulverizar os campos com o glifosato herbicida Roundup, que então mata as ervas daninhas, deixando a soja de pé. A Monsanto sustenta que a soja Roundup ready em composição equivalente à da soja convencional, um conceito que é usado para argumentar que os alimentos transgénicos são, portanto, tão seguros quanto os não-transgénicos, mas a Monsanto não reportou o nível de resíduos de pesticidas. Na verdade, alguns dos testes de comparação foram feitos em soja Roundup-ready que não tinha sido pulverizadas de todo, que é a razão de se ter plantas Roundup-ready, para que se possa pulverizá-las com Roundup. Em contraste com amostras reais do mercado, cultivos transgénicos destinados a estudos científicos são muitas vezes produzidos sem a aplicação de herbicidas ou em doses mais baixas do que as tipicamente utilizadas por agricultores. Não foi até que este estudo foi publicado em 2014 que se analisou a composição completa de soja “pronta para o mercado”. Aqui está o quanto de glifosato foi encontrado no grão OGM juntamente com um produto da decomposição do glifosato chamado AMPA. Aqui está o quanto foi encontrado na soja orgânica? . . . Nenhum. E quanto a soja convencional não-OGM, onde o glifosato é pulverizado no solo para matar ervas daninhas entre os ciclos de cultivo? . . . Nenhum. Então a soja transgénica não é realmente equivalente. Ela parecem ter substancialmente mais resíduos de pesticidas. O debate então muda da segurança de soja Roundup-ready, para a segurança do próprio Roundup. Serão aqueles resíduos de glifosato na soja transgénica algo para nos preocuparmos? Uma questão que vamos explorar em seguida.”Recolher Transcrição

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *