Prevenindo Cancro da Próstata com Chá Verde

Um terço dos homens nos seus 30s poderão já ter tumores cancerosos minúsculos nas suas próstatas. Quanto chá ter-se-ia que beber para se acumular níveis de supressão de cancro no tecido da próstata.

Se ainda não o fizeram, podem subscrever aos novos vídeos aqui

Notas do Dr. Michael Greger

O chá verde é na realidade posto à prova em pacientes com cancro no meu próximo vídeo, Tratando Cancro da Próstata com Chá Verde.

Mais vídeos sobre saúde dos homens incluem:

E para mais sobre chá, vejam por exemplo:

Tem uma questão para o Dr. Greger sobre este vídeo? Deixe-a na secção de comentários do original Preventing Prostate Cancer with Green Tea e ele procurará responder-lhe!

Fontes citadas

Wang P, Aronson WJ, Huang M, Zhang Y, Lee RP, Heber D, Henning SM. Green tea polyphenols and metabolites in prostatectomy tissue: implications for cancer prevention. Cancer Prev Res (Phila). 2010 Aug;3(8):985-93.

Slattery ML, West DW. Smoking, alcohol, coffee, tea, caffeine, and theobromine: risk of prostate cancer in Utah (United States). Cancer Causes Control. 1993 Nov;4(6):559-63.

Lin YW, Hu ZH, Wang X, Mao QQ, Qin J, Zheng XY, Xie LP. Tea consumption and prostate cancer: an updated meta-analysis. World J Surg Oncol. 2014 Feb 14;12:38.

Fei X, Shen Y, Li X, Guo H. The association of tea consumption and the risk and progression of prostate cancer: a meta-analysis. Int J Clin Exp Med. 2014 Nov 15;7(11):3881-91.

Jatoi A, Ellison N, Burch PA, Sloan JA, Dakhil SR, Novotny P, Tan W, Fitch TR, Rowland KM, Young CY, Flynn PJ. A phase II trial of green tea in the treatment of patients with androgen independent metastatic prostate carcinoma. Cancer. 2003 Mar 15;97(6):1442-6.

Kurahashi N, Sasazuki S, Iwasaki M, Inoue M, Tsugane S; JPHC Study Group. Green tea consumption and prostate cancer risk in Japanese men: a prospective study. Am J Epidemiol. 2008 Jan 1;167(1):71-7.

Hastak K, Gupta S, Ahmad N, Agarwal MK, Agarwal ML, Mukhtar H. Role of p53 and NF-kappaB in epigallocatechin-3-gallate-induced apoptosis of LNCaP cells. Oncogene. 2003 Jul 31;22(31):4851-9.

Paschka AG, Butler R, Young CY. Induction of apoptosis in prostate cancer cell lines by the green tea component, (-)-epigallocatechin-3-gallate. Cancer Lett. 1998 Aug 14;130(1-2):1-7.

Henning SM, Wang P, Heber D. Chemopreventive effects of tea in prostate cancer: green tea versus black tea. Mol Nutr Food Res. 2011 Jun;55(6):905-20.

Zlotta AR, Egawa S, Pushkar D, Govorov A, Kimura T, Kido M, Takahashi H, Kuk C, Kovylina M, Aldaoud N, Fleshner N, Finelli A, Klotz L, Sykes J, Lockwood G, van der Kwast TH. Prevalence of prostate cancer on autopsy: cross-sectional study on unscreened Caucasian and Asian men. J Natl Cancer Inst. 2013 Jul 17;105(14):1050-8.

Nelson, WG, De Marzo AM, Isaacs WB. Review article. Prostate Cancer. N Engl J Med 2003; 349:366-381July 24, 2003.

Ito K. Prostate cancer in Asian men. Nat Rev Urol. 2014 Apr;11(4):197-212.

Recolher Fontes

Desenrole a Transcrição aqui

Prevenção do Câncer de Próstata com Chá Verde

O câncer de próstata é uma das principais causas de doença e morte entre os homens no mundo ocidental, mas as taxas de câncer de próstata na Ásia podem ser até dez vezes menores. Talvez geneticamente eles sejam menos sucetíveis a desenvolver essa doença? Não, os japoneses e chineses americanos também têm altas taxas de câncer de próstata. Nos EUA, cerca de um em cada três homens na faixa dos 30 já tem pequenos canceres de próstata a se formarem, e isso aumenta para quase dois terços dos homens americanos nos seus 60 anos. Em autópsia, a maioria dos homens mais velhos tinham tumores cancerígenos desconhecidos nas suas próstatas.
O que é notável é que os homens asiáticos parecem ter a mesma prevalência destes canceres da próstata escondidos latentes na autópsia, mas os tumores não tendem a crescer o suficiente para causar problemas. No Japão, os homens morrem com os seus tumores, em vez de por causa dos seus tumores. Claro, isso está a mudar à medida que as populações asiáticas continuam a ocidentalizar as suas dietas. O que têm as dietas ocidentais que está a alimentar o crescimento do câncer? Bem, poderiam ser cancerígenos na dieta, acelerando o crescimento do câncer. A dieta típica norte-americana é rica em gorduras animais e carnes, mas também pode ser algo protector nas dietas asiáticas que esteja a abrandar o crescimento do câncer, como frutas e vegetais, alimentos de soja, ou chá verde.
Como poderíamos descobrir se há uma ligação entre o consumo de chá e o risco e progressão do câncer de próstata? Bem, poderiamos ver se bebedores de chá tendem a ter menos câncer no futuro e se as vítimas de câncer tenderam a beber menos chá no passado. Dezenas de estudos fizeram exatamente isso, e apesar de os resultados serem mistos, o consumo geral de chá foi associado a um menor risco de câncer da próstata, e assim o consumo de chá pode de facto desempenhar um papel protector.
Mas só porque os bebedores de chá têm menos câncer não significa que seja necessariamente do chá. Talvez beber chá seja apenas um sinal de um estilo de vida mais tradicional. Talvez bebedores do chá sejam menos propensos a ser clientes das mil lojas KFC [Kentucky Fried Chicken] agora no Japão, por exemplo. Para controlar o máximo de fatores possíveis, poder-se-ia realizar estudos in vitro em laboratório, onde você exclui tudo da equação exceto o chá verde e o câncer de próstata, ao gotejar compostos do chá verde diretamente em células de câncer de próstata numa placa de Petri, o que pode causar a sua auto-destruição.
Mas há suficientes compostos de chá verde absorvidos na corrente sanguínea quando o bebemos? Parece que precisamos de uma concentração de cerca de 40 picomoles por mililitro para cortar em mais de metade a viabilidade das células de câncer da próstata humana numa placa de Petri. Quanto chá verde os homens teriam que beber para obterem concentrações tão altas nas suas glândulas da próstata? Bem, se você fizer homens beberem 6 xícaras de chá verde por dia antes de sofrerem cirurgia de remoção da próstata, eles podem realmente acumular essa concentração de 40 picomole que trava o câncer no seu tecido da próstata. Isso pode explicar porque alguns estudos não conseguiram encontrar uma associação entre beber chá e câncer. Nos EUA, por exemplo, o grupo de consumo elevado de chá pode ser definido como mais de 5 xícaras de chá por semana, o que não parece fazer muito efeito. Mas no Japão, o grupo de consumo elevado de chá pode beber 5 ou mais xícaras por dia, que pareceu reduzir o risco de cancer da próstata agressiva pela metade, aparentemente, não ao impedir a formação do câncer, em primeiro lugar, mas talvez por retardar ou parar o crescimento do câncer.
Se o chá verde pode parar o crescimento do câncer de próstata, por que não tentar dar chá verde a pacientes com câncer de próstata para ver se ajuda, que é o que vamos explorar em seguida … Nutrição em Factos, a mais recente pesquisa em nutrição. Publicações em Português em Nutricao-em-Fatos.orgRecolher Transcrição

Imagem graças a KFCsign via flickr and the3cats via pixabay. As imagens foram alteradas.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *