Poder Antioxidante de Alimentos Vegetais versus Alimentos de Origem Animal

Em média, os alimentos vegetais têm 64 vezes mais poder antioxidante do que carne vermelha, frango, peixe, derivados de leite e ovos, mas será uma comparação justa?

Se ainda não o fizeram, podem subscrever aos novos vídeos aqui

Notas do Dr. Michael Greger

Para mais informação sobre antioxidantes em alimentos vegetais, vejam estes vídeos mais recentes:

Para mais algum contexto, vejam os meus posts de blog relacionados: De Açaí a Courgette: Ranking de Alimentos Antioxidantes, Poderão as especiarias ricas em antioxidantes contrariar os efeitos de uma refeição elevada em gorduras?, e Antioxidantes numa pitada: ervas e especiarias.

Tem uma questão para o Dr. Greger sobre este vídeo? Deixe-a na secção de comentários do vídeo original e ele procurará responder-lhe!

Fontes citadas
Desenrole a Transcrição aqui

“Poder Antioxidante de Alimentos Vegetais versus Alimentos de Origem Animal

Numa análise sobre dietas vegetarianas e saúde pública publicada no ano passado, eles concluíram que existe evidência científica suficiente para que a política de saúde pública promova uma dieta rica em plantas para a promoção da saúde. Isto não precisa de esperar que a ciência forneça todas as respostas quanto a porquê e como. Mas esta é certamente uma razão. Em média, há 64 vezes mais poder antioxidante em alimentos vegetais do que alimentos de origem animal, mas será isto uma comparação realmente justa? Incluído no grupo das plantas estavam algumas coisas que, realmente, não cabiam no gráfico, como alguns frutos silvestres exóticos que, em verdade, nunca se poderia encontrar numa loja, que realmente puxaram o gráfico para cima nos alimentos de origem vegetal. Quero dizer… …as pessoas comem coisas como milho; elas não comem coisas como centáureas norueguesas secas. Então, vamos voltar à Terra. O alimento vegetal típico tem de facto mais de 1000 unidades de poder antioxidante, mas para fins de comparação, apenas para ser justo com os alimentos de origem animal, eu vou escolher o alimento vegetal menos saudável que me vem à cabeça: a nossa velha e conhecida… alface iceberg americana, na qual eu penso como sendo, basicamente, apenas água. Não tem 1157 unidades de poder antioxidante. Tem… 17. Ainda bate o peixe, contudo, que tem uma média de 11. Mesmo salmão? 7. Frango? 6. A alface iceberg tem quase três vezes mais antioxidantes do que frango. Um ovo cozido? 2. E ovos batidos, que inclui apenas claras, zero. Até… …a Coca Cola tem 4 – a mesma quantidade encontrada no leite de vaca, ou no iogurte; apesar de o leite de soja ter apenas cerca de duas vezes isso. Embora os alimentos vegetais tenham uma média acima de 1000, o melhor que os alimentos de origem animal podem fazer, na categoria de carne, é uma porção de… fígado de boi com 71. Ultrapassou a carne de alce, o bife de rena, mas… ainda assim não conseguiu alcançar o poder antioxidante de… uma barra de chocolate Snickers. É por isso que precisamos de comer uma dieta baseada em plantas, porque, mesmo que você vivesse de fígados de boi — o mirtilo selvagem do reino animal, um dos poucos alimentos de origem animal que batem a alface — ainda assim, nunca teria chegado nem perto das suas necessidades diárias antioxidantes. Há um produto de origem animal, contudo, que ultrapassa alguns bons jogadores, chegando aos 200; há mesmo alguns tipos de bagas que não tinham tanta riqueza em antioxidantes. Um produto de origem animal tão saudável, tenho de incentivar toda a gente a consumi-lo … quando se é bebé. Esse é o teor em antioxidantes do leite materno humano. Durante a infância, mamar é o melhor. Após a infância, é preferível as plantas.

Clique aqui para baixar a transcrição

Recolher Transcrição

Imagem graças a Suzifoo, PacHD.com, krasowit, fragstafffotos, Free-extras, weatherrockeye, Brian0918, Arad, e National Cancer Institute.

[quickshare]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *