Peixe e Diabetes

Consumo de peixe pode aumentar o risco de diabetes tipo 2 - Nutrição em Factos

Nos últimos dois anos, seis meta-análises diferentes foram publicadas sobre a relação entre o consumo de peixe e diabetes tipo 2. A razão de uma meta-análise é compilar os melhores estudos feitos até à data e ver o que o balanço global de evidências mostra. O fato de existirem seis diferentes publicados recentemente destaca o quão aberta a questão permanece. Um fio de consistência, porém, foi que os consumidores de peixe nos Estados Unidos tendem a ter maior risco de diabetes.

Se incluirmos a Europa, então os comedores de peixe aparentam ter um risco de diabetes aumentado em 38%. Se nos basearmos em por porção, revela ser cerca de 5% de aumento no risco para cada porção de peixe que se come por semana. Para colocar isso em perspectiva, uma porção de carne vermelha por dia está associada com um aumento de 19% no risco. Apenas uma porção por dia de peixe seria equivalente a um aumento de 35% no risco. Mas por que é que poderá ser pior peixe que carne vermelha?

O consumo de peixe pode aumentar o risco de diabetes tipo 2 pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue, como uma revisão das evidências encomendada pelo governo dos Estados Unidos encontrou. A avaliação concluiu que os açúcares no sangue aumentam em diabéticos a quem são dados óleo de peixe. Outra causa possível é que os ómega 3 parecem causar stress oxidativo. Um estudo recente, em destaque no meu vídeo, Peixes e Diabetes, descobriu que as células produtoras de insulina no pâncreas não parecem funcionar tão bem em pessoas que comem duas ou mais porções de peixe por semana. Ou poderá não estar relacionado com ómega 3 de todo, mas sim com os contaminantes ambientais que se acumulam nos peixes.

Tudo começou com o Agente Laranja. Nós pulverizámos 20 milhões de galões da coisa no Vietname, e algum estava contaminado com vestígios de dioxinas. Embora a Cruz Vermelha estime que um milhão de vietnamitas foram afetados negativamente, o que é que aconteceu a todos os militares que foram expostos enquanto o pulverizavam pelo campo fora? Começaram a aparecer relatórios de que os veteranos expostos ao agente laranja aparentavam ter taxas de diabetes mais elevadas do que os veteranos não expostos, um link que está agora oficialmente reconhecido.

Esses chamados “poluentes orgânicos persistentes” são principalmente produtos químicos industriais produzidos pelo homem e estão entre os compostos mais perigosos já sintetizados. Eles incluem dioxinas, PCB, e certos pesticidas contendo cloro, todos os quais são altamente resistentes à degradação no ambiente.

Inicialmente condenado pelo seu efeito deletério na função reprodutiva e pela sua capacidade de causar cancro, há agora um crescente corpo de evidência que mostra que a exposição a estes poluentes leva a doenças metabólicas como a diabetes. Esta é um descoberta que “devia ter a nossa maior atenção.”

Para mais quanto ao papel que os poluentes industriais podem desempenhar na nossa epidemia de diabetes, consulte Diabetes e Dioxinas e Poluentes no Salmão e na Nossa Própria Gordura.

Mais sobre as perspetivas em mudança à volta dos suplementos de óleo de peixe em O Óleo de Peixe é apenas Banha da Cobra? (Legendado em Português).

Outros alimentos associados com o risco de diabetes incluem carne processada e ovos. Vejam Bacon, Ovos, e Diabetes Gestacional Durante a Gravidez e Consumo de Ovos e Risco de Diabetes (Legendado em Português), enquanto que as groselhas e a linhaça podem ajudar (Amla Versus Diabetes e Linhaça vs. Diabetes).

Outros vídeos sobre o quão poluídos estão os nossos oceanos agora, incluem:

PS: Se ainda não o fez, pode subscrever aos meus vídeos gratuitamente aqui e ver as minhas apresentações ao vivo de análise anual:

– Dr. Michael Greger

Crédito de imagem: Gideon / Flickr

Atribuições

Porque é que Comer Peixe Pode Aumentar o Risco de Diabetes?

Traduzido do original “Why Would Eating Fish Increase Diabetes Risk?”, escrito por Dr. Michael Greger a 16 de Julho de 2015 no blog de nutrição médica do Dr. Greger em NutritionFacts.org

Recolher Atribuições

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *