O Que Comer e o Que Evitar para Proteger Contra o Câncer de Rim

58.000 americanos são diagnosticados com cancro do rim a cada ano, e 13.000 morrem. E os números têm vindo a aumentar. Cerca de 4% dos casos são hereditários, mas e quanto aos outros 96%? Historicamente, o único fator de risco aceite tem sido o tabagismo, mas o consumo de cigarros tem vindo a diminuir. Então, o que está a acontecer?

As nitrosaminas são um dos cancerígenos mais potentes no fumo do cigarro. Um cachorro-quente tem tantas nitrosaminas e nitrosamidas quanto cinco cigarros. E esses cancerígenos também são encontrados na carne fresca: carne de vaca, frango e carne de porco. Assim, apesar de as taxas de fumo terem caído, talvez o aumento em câncer de rim ao longo das últimas décadas possa ter algo a ver com o consumo de carne. Mas estaria o câncer de rim apenas relacionado com as carnes processadas, como bacon, salsicha, cachorros-quentes e carnes frias, que têm aditivos de nitrato e nitrito, ou com carne fresca, também?

O estudo NIH-AARP caracterizado no meu vídeo A Dieta Pode Proteger Contra o Cancro do Rim? é o maior estudo prospectivo sobre dieta e saúde já realizado, cerca de 500.000 homens e mulheres acompanhados durante nove anos. Além de examinarem a ingestão de nitrato e nitrito da carne processada, também analisaram a ingestão a partir de outras fontes, tais como carne fresca, ovos e laticínios. O nitrito de todas as fontes animais, não apenas carnes processadas, foi associado com um risco aumentado de câncer de rim. Os pesquisadores não encontraram associações com a ingestão de nitrato ou nitrito de fontes vegetais.

Quando os produtores de carne publicitam o seu bacon ou carnes frias como “não curado”, isso significa que não tem nitritos ou nitratos adicionados. Mas se você olhar para as letras pequenas vai ver algo como “com exceção de sumo de aipo.” Isso é apenas uma forma sorrateira de se adicionar nitritos. Os produtores de carne processada fermentam os nitratos no aipo para criarem nitritos, e em seguida adicionam-nos à carne; uma prática que até mesmo a indústria admite “pode ser visto como incorreto na melhor das hipóteses ou enganosa, na pior.”

Mas essa mesma fermentação de nitratos em nitritos pode acontecer graças a bactérias na nossa língua quando comemos vegetais. Então, por que é que os nitratos e nitritos de vegetais na nossa língua não fazem mal, mas os nitratos e nitritos de vegetais em carne estão ligados a câncer? Porque os verdadeiros cancerígenos não são os nitritos mas as nitrosaminas e nitrosamidas. No nosso estômago, para transformar os nitritos em nitros-aminas, e nitros-amidas, precisamos de aminas e amidas, que estão concentradas em produtos de origem animal. E a vitamina C e outros antioxidantes em alimentos vegetais bloqueiam a formação destes agentes cancerígenos no nosso estômago. É por isso que podemos beneficiar com segurança dos nitratos nos vegetais sem o risco de cancro. Na verdade, alguns dos vegetais mais ricos em nitratos, como a rúcula, couve e vegetais verdes folhosos estão associados com diminuição do risco de câncer de rim. Quanto mais plantas, parece, melhor.

Dietas à base de plantas e dietas ricas em fibras são recomendadas para prevenir o câncer, bem como doenças crónicas associadas ao câncer de rim, tais como obesidade, pressão alta e diabetes. É como a ingestão de sódio e o câncer renal. A ingestão de sódio aumenta o risco de doença renal, mas isso não é apenas por a ingestão de sódio aumentar a pressão arterial. Parece que o sal está associado ao aumento do risco de câncer, mesmo independentemente da hipertensão. E quanto a dietas à base de plantas? Acontece que a associação de proteção permanece mesmo em pessoas que não são obesas e têm pressão arterial normal. Portanto, em geral, as dietas à base de plantas e ricas em fibras parecem fazer as duas coisas: diminuir o risco de câncer, direta e indiretamente.

Abordo brevemente a saúde dos rins em Prevenindo Insuficiência Renal Através da Dieta e Tratando Insuficiência Renal Através da Dieta, mas tenho toda uma série de vídeos mais em profundidade que lidam com várias questões dos rins.

Mais sobre a história fascinante do nitrato, envolvendo melhorar o desempenho atlético e o fluxo sanguíneo com vegetais ricos em nitrato:

Mais sobre cancerígenos causados por cozinhar carne em vídeos como:

Com saúde,
Michael Greger, MD

PS: Se ainda não o fez, pode subscrever aos meus vídeos gratuitamente aqui e ver as minhas apresentações ao vivo de análise anual:

Crédito de imagem: RDSVS / Flickr

Atribuições

O Que Comer e o Que Evitar para Proteger Contra o Câncer de Rim

Traduzido do original “What to Eat and What to Avoid to Protect Against Kidney Cancer”, escrito por Dr. Michael Greger a 8 de Setembro de 2016 no blog de nutrição médica do Dr. Greger em NutritionFacts.org

Recolher Atribuições

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *